Participa da elaboração de projetos de telecomunicações. Atua na instalação, operação, e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de comunicações atendendo a regulamentação específica.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Eletricidade, eletrônica, protocolos de comunicação, redes de comunicação, comunicações analógicas, comunicações digitais, meios de transmissão, sistemas telefônicos fixos e móveis. Possibilidades de atuação: Empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de radiofusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet. Empresas de prestação de serviços e assistência técnica.

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL
Técnico em Telecomunicações.

CARGA HORÁRIA TOTAL
1200 horas

REGIME DE FUNCIONAMENTO
O curso será ofertado de segunda-feira à sexta-feira.

TURNOS
Manhã – Tarde – Noite.

HORÁRIOS
Manhã: 07:30 às 12:00
Tarde 13:30 às 18:00
Noite: 19:00 às 22h30

REGIME DE MATRÍCULA
O regime de matrícula será modular e sequencial, ocorrendo antes do início de cada módulo, podendo o aluno efetuar a matrícula por disciplina ou conjunto de disciplinas (créditos).

NÚMERO DE VAGAS
100 vagas por módulo

PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
O curso poderá ser concluído no mínimo em 18 meses e no máximo em 05 anos.

REQUISITOS DE ACESSO
✓ Ao aluno que comprovar estar cursando a 2ª série do Ensino Médio ou tê-lo concluído.
✓ O diploma de Técnico em Telecomunicações será conferido aos alunos que tenham concluído o Ensino Médio e os três módulos profissionais.

MODALIDADE DE OFERTA
✓ O curso Técnico em Telecomunicações será oferecido na modalidade presencial e na forma subsequente ou concomitante.
✓ O curso Técnico em Telecomunicações poderá ser oferecido na modalidade concomitante sendo que as disciplinas do ensino médio e do curso técnico poderão ser oferecidas num mesmo turno, com aulas inclusive aos sábados.

OBJETIVO GERAL
Oferecer um curso para a formação de profissionais Técnicos em Telecomunicações de Nível Médio, tendo como referencial uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade em que estão inseridos e entender os determinantes e condicionantes do mundo do trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
✓ Capacitar profissionais para desenvolver atividades referentes a projetos, produção, comercialização, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e escolha da melhor tecnologia a ser aplicada em uma empresa, redução de custos, melhoria nos serviços e no aumento de velocidade e da performance de suas conexões e planejamento de redes;
✓ Orientar o cliente na identificação das características e na escolha de equipamentos, sistemas e serviços de telecomunicações;
✓ Agir através de ações transformadoras, críticas e criativas;
✓ Detectar defeitos e reparar unidades elétricas, eletrônicas e mecânicas dos equipamentos de energia e de telecomunicações;
✓ Competências para atuar com telefonia móvel celular e teoria de tráfego telefônico;
✓ Despertar no técnico a necessidade de atualizações permanentes para que esteja sincronizado com as novas tecnologias da área de telecomunicações.

PERFIL PROFISSIONAL DE AUXILIAR TÉCNICO EM TELEFONIA BÁSICA
Ao concluir o Módulo I o aluno receberá o Certificado de Auxiliar Técnico em Telefonia Básica e terá condições de utilizar recursos de multimídia e informática, realizar testes e ajustes de funcionalidade de softwares utilizados em equipamentos de telecomunicações, identificar e definir as condições de funcionalidade de equipamentos e sistemas de telefonia, em redes externas e internas, aplicar técnicas e tecnologias utilizadas na rede mundial da Internet, conhecendo e identificando conceitos de interligação em Redes de Computadores, Internet Multitarefa e Multimídia e aplicar corretamente a legislação, normas de saúde e segurança do trabalho.

PERFIL PROFISSIONAL DE AUXILIAR TÉCNICO EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES
Ao concluir o Módulo II, já tendo concluído o Módulo I, o aluno receberá o Certificado de Auxiliar Técnico em Sistemas de Telecomunicações e estará preparado para:
✓ Identificar os parâmetros do sinal que podem ser alterados para o processo de modulação.
✓ Atualizar a base de informação e adequar projetos técnicos em função de novas tecnologias envolvidas nos serviços, equipamentos e sistemas de radiodifusão.
✓ Verificar as condições de operação dos projetos e as características dos componentes, acessórios, dispositivos eletro/ópticos, equipamentos de proteção e serviços envolvidos.
✓ Efetuar o controle de fluxos e ações de planejamento e projetos de serviços, equipamentos e sistemas de transmissão.
✓ Instalar dispositivos de redes, os meios físicos e softwares de controle desses dispositivos, analisando seu funcionamento.
✓ Dinamizar o processo de supervisão e manutenção dos equipamentos e sistemas de multiplexação.
✓ Avaliar as condições de operação dos equipamentos de comunicação digital com a finalidade de aceitação dos equipamentos e sistemas implantados.

PERFIL PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
Ao concluir o Módulo III, já tendo concluído os Módulos I e II, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Telecomunicações e participará de projetos de telecomunicações. Atuará na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisionará os procedimentos adotados nos serviços de comunicação, atendendo a regulamentação específica.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
✓ O currículo está estruturado em 3 módulos sequenciais, com carga horária total de 1200 horas. As disciplinas foram arroladas atendendo o momento atual e são básicas para a formação do técnico competente.
✓ A Instituição de Ensino estará desenvolvendo a prática profissional já no 1º módulo.
✓ Os professores estarão envolvendo os alunos com as atividades de projetos, o trabalho será feito em equipe e será desenvolvido durante o módulo com uma terminalidade ao final deste.

RECONHECIMENTO RENOVADO
• Reconhecimento Resolução Nº 1562/2012 D.O.E. 29/03/2012
• Registro no CREA.

DISCIPLINAS
Centrais de telefonia
Comunicação de dados
Eletricidade e eletrônica básica
Gestão em telecomunicações
Infraestrutura de energia
Internet e serviços web
Laboratório de sistemas de comunicação
Laboratório de telefonia básica e voip
Laboratório de transmissão e infraestrutura
Microinformática
Prática de sistemas de comunicação
Prática profissional de telefonia básica
Prática profissional de transmissão e infraestrutura
Redes de comunicações
Sistema de telefonia fixa e voip
Sistemas de modulação
Sistemas de multiplexação
Sistemas e meios de transmissão
Sistemas telefônicos móveis